domingo, 17 de maio de 2009

XXIV Jornada Diocesana da Juventude

Foi no sábado, dia 16 de Maio, que decorreu a XXIV Jornada Diocesana da Juventude. Aconteceu no Santuário de Santa Maria de Cárquere, arciprestado de Resende sob o tema "Ele amou-me e entregou-se por mim".
Sob este tema, o Grupo de Jovens da paróquia de Ferreirim participou na Jornada. Juntamo-nos nos dois fins-de-semana que antecederam o dia H; preparamo-nos espiritualmente com o apoio das Catequeses propostas pelo SDPJ; decidimos que iríamos na sexta feira, antecedendo a nossa participação na Jornada, de forma a participar na Vígila da Oração e acampar, de modo a que as relações entre todos os elementos do Grupo se fortalecessem. Queríamos descobrir este Jesus, nosso irmão e amigo, que se entregou por nós porque nos ama, e realizar o encontro com Deus de forma a encontrar, à imagem de São Paulo, as razões da nossa esperança.

Na sexta, saímos todos de Ferreirim, para realizarmos este encontro com Ele. Ao chegar ao local que estava destinado para pernoitarmos, deparamo-nos com as boas condições que nos tinham arranjado. Certo é que uns tantos cobertores ainda vieram melhorar um bocado a coisa, contudo até não eram más de todo. Um bocado de espírito de aventura nestas alturas alivia um pouco a coisa...

O primeiro momento esperava-nos: a Vígilia de Oração.
Com a leveza que é própria e recomendada para as celebrações com os Jovens do nosso tempo, a Vígilia revelou-se um espaço de encontro com este Deus que é Amor. Presidida pelo sr Vigário Geral, o sr padre Joaquim Rebelo, tivemos a oportunidade de receber o sacramento da Reconciliação, reflectir sobre o Mandamento do Amor, oferecer o nosso símbolo e pedir à Mãe de Jesus que nos ajude a amar o Seu Filho tal como ele nos amou. Resumindo, foi um bom momento de busca, encontro e de compromisso com o Senhor Deus, nossa esperança.

Segundo momento: a noite.
No final da Vígilia, e envolvidos pelo espírito do que ia acontecer no dia seguinte, fomos para o local do acampamento. Talvez podíamos ter realizado algumas actividades desportivas, contudo optamos por acalmar o estômago e realizar um pequeno jogo de "cartas". No final do jogo, e com alguma insistência, um por um, fomos descansar. Sim! Descansar...
A noite passou lindamente, sem nenhum sobressalto, tirando aquele grande grito do Tiago que um pequeno ladrão causou (dizem que era um sapo...), ao tirar um saco que estava à porta por estar com um um bocado de fome (era sapo era; parecia mais uma coisa canina).
Quando já era dia e a hora adiantada, demos a alvorada. Quem quis ainda foi tomar banho (que era capaz de acordar um morto...); tomamos o pequeno almoço; arrumamos as coisas... A Jornada Diocesana da Juventude ia finalmente começar!

Terceiro momento: Caminhada e Eucaristia
Como é normal, a Jornada da Juventude tem sempre uma pequena caminhada para dar o mote da Jornada que se está a realizar. Na caminhada realizamos algumas "brincadeiras" para aliviar e congregar os jovens; contribuímos para a realização do lema da jornada em forma humana; assistimos a uma dramatização do primeiro milagre de Cristo apresentado pelo Evangelista São João; vimos como os primeiros apóstolos foram chamados; descobrimos que afinal nós também somos "cegos" que procuram insistentemente verdadeira cura; vimos que todos nós temos um bocadinho de São Paulo, pois temos que cair muitas vezes por terra para nos levantarmos e sermos anunciadores e missionários fervorosos de Cristo. Confessamo-nos e realizamos o Encontro com Cristo Eucaristia para firmarmos alguns compromissos. Foi um caminho que se percorreu, principalmente um caminho pelo nosso interior.
Por volta do meio-dia começou a Eucaristia. Presidida pelo sr Bispo, D. Jacinto, fomos exortados a sermos sinal do amor que Deus tem pelo Mundo; foi-nos pedido a que cada jovem fosse testemunha de Cristo no mundo; lembrou-nos que temos que contribuir para a manutenção da Paz entre todos os homens.

Quarto momento: A tarde recreativa e oração de Envio
Após o almoço, preparamo-nos para viver o momento da tarde. Alguns Grupos de Jovens tinham algumas pequenas actuações preparadas para apresentar a todos os jovens presentes.
Tivemos os "putos" do Seminário Menor de Resende. Duas músicas com muito ritmo e animação. Boa "miúdos"... Uma pequena actuação de todo o arciprestado de Castro Daire, cantando o hino da Jornada no ano passado. O Grupo de Jovens de Almacave brindou-nos com uma dramatização dos problemas da sociedade de hoje que só têm solução quando acontece o encontro com Cristo. O Grupo de Jovens de Poço do Canto brindou-nos com uma pequena mensagem cantada: "ELE ESTÁ VIVO!", ouviram?! Ferreirim (nós todos), cantamos "Corre, não pares", pois realmente o Jovem Cristão não pode parar neste anúncio fiel de Cristo Amor. Soutelo do Douro brindou-nos com uma canção e o animado Grupo de Jovens "Confiança Total" da Cunha animou a coisa que estava a tornar-se um tanto ou quanto séria (LOLOL). Os convivas mostraram-se cantando (novamente) Aprendiz de Viajante (mais uma...)!
Após este momento, tivemos a oração do Envio, na qual anunciou-se o local da próxima da Jornada Diocesana e encerrava-se a que estávamos a viver. Realizamos um grande compromisso e retiramos um pequeno propósito realizado durante a Caminhada para o nosso ano. Encerrou-se a XXIV Jornada Diocesana da Juventude e os jovens do arciprestado de Resende entregaram a Cruz da Jornada aos jovens do arciprestado de...... Penedono. Sim! Para o próximo ano o ponto de encontro para os Jovens é Penedono! E lá estaremos...

Para terminar quero deixar os meus parabéns ao SDPJ pela boa organização da Jornada. A todo o arciprestado de Resende as minhas felicitações por tudo que fizeram. Para quem já leva cerca de dez anos de Jornadas Diocesanas, posso considerar que esta estará entre as melhores que já vivi e participei. Aos Animadores Juvenis os meus parabéns. Realmente o vosso trabalho é muito importante; continuem assim, sempre disponíveis e solícitos, contudo não se esqueçam dos "vossos" Grupos de Jovens. PARABÉNS!
Aos Seminaristas (Maiores e Menores) que foram: acho que devem participar nestes momentos. A presença do Seminário é importante, sinal de que o Seminário não se fecha às actividades da Juventude (principal alimento do Seminário) e Diocesanas. Parabéns aos que foram...
Para último, os meus parabéns ao Grupo de Jovens de Ferreirim. Tudo correu bem. Espero que continuem assim: quando é a brincar é a brincar, quando é a sério é a sério. Todos vós estais de parabéns. Espero que tenham feito a descoberta deste Deus que nos ama; só ele é importante; nada mais... Conscientes do que viveram, confio plenamente em que tenham a oportunidade de deixar que o que viveram nesta Jornada dê os seus frutos!Perante vós, tiro o meu chapéu...

Aos Jovens Lamecenses, um convite: temos encontro marcado para o próximo ano em Penedono!

2 comentários:

Margarida Seixas (GJS) disse...

Sim, sim...agora é que fiquei xateada ctg!! Não é por nada, mas já que nomeaste todos os grupos que participaram na tarde lúdica, e que tal o GJS...não?! Que falta de respeito!...
Exijo um post com um pedido de desculpas formal!!

André Pereira disse...

Realmente já me tinha lembrado... Mas esta minha cabeça!!!
Desculpem GJS... É da idade...