quarta-feira, 13 de maio de 2009

A Formula 1


Bem... Parece que este ano a Formula 1 está diferente. Vemos as equipas que teoricamente teriam a obrigação de estar nos lugares cimeiros a ficar para último; aquelas que nem se esperaria que acabassem as provas estão a ganhar pontos. Dentro destas "novas grandes" equipas está a Brawn GP.
Antiga Honda, com motores Mercedes, apresenta dois pilotos (Jason Button e Rubens Barrichelo) de créditos mais ou menos firmados que sempre estiveram na sombra de outros (não é Rubens?). Tem um director (penso que é assim que se chama) que já trabalhou com os melhores (Ferrari por exemplo) e é conhecido como um grande especialista no "contornar das regras" mas com uma sede de vencer inagualável, talvez por isso é que estes resultados não são surpresa nenhuma para ele.
Os adversários da Brawn GP poderia pensar que iria para fazer número no circuito da Formula 1. O que é certo é que ela está a surpreender tudo e todos. Encontra-se na frente do campeonato de construtores e os seus pilotos ocupando os dois primeiros lugares. Isto num ano em que a Ferrari está em sétimo, a Renault em quinto e a McLaren em quarto; Hamilton está em sétimo (!!!) com nove (!) pontos!!! Incrivel...
Grande culpado? A estratégia?! O carro?! Os motores?! A condução?! Perícia?!
As más línguas querem atribuir as culpas ao uso de um difusor traseiro, mais ou menos legal (mais para mais), que parece que garante maior estabilidade e velocidade ao carro... Será verdade? O que é certo é quem o está a usar vai na frente... E as outras equipas já começaram construir novos carros, equipados com o tal difusor.
Vamos ver como as coisas vão correr até ao fim do campeonato. Será que vamos ter um "Leixões" a ganhar a F1?

P.S.: Graças a algumas destas brincadeiras, a Ferrari e a Renault já ameaçaram sair da F1 em 2010. Entre várias razões está o facto de não quererem cumprir o tecto orçamental de 4o milhões de libras (cerca de 45 milhões de euros) estipulado pela FIA para todas as equipas da F1... Giro, não?

Sem comentários: