segunda-feira, 11 de maio de 2009

Passeio do IST-BD

Foi na sexta-feira, dia 8 de Maio, que se realizou o Passeio Anual do IST-BD.
Organizado pela AET do Seminário Maior de Lamego, tentou-se proporcionar um dia de convívio, partilha e conhecimento entre todos os seminaristas e seminários que constituem o Instituto.

Começámos do dia cedo, por volta das 7h30, com a oração de Laudes. Seguidamente dirigimo-nos para a Régua, a fim de nos encontrarmos com os colegas que vinham de Viseu, para apanhar o comboio até ao Pinhão. Sempre com um bom ambiente a reinar entre todos, a viagem revelou-se bastante agradável, onde o rio Douro sempre nos acompanhou neste nosso primeiro "mergulho".
Chegados à estação do Pinhão, esperava-nos uma maratona para chegarmos à "vila" de Trevões. Mais uma vez, as belas paisagens do Douro foram motivo de admiração e contemplação, onde muitas delas pareciam pinturas em tempo real.
Em Trevões após uma boa recepção da parte do seu pároco, o pe Amadeu, celebramos a Eucaristia, antecedida com uma breve visita ao Museu "do sr. padre", e precedida de um porto de honra como forma de nos abrir o estômago para o almoço...
De Trevões fomos para a Vila (Medieval) de Penedono. Depois de um breve relato da história de Penedono, feita pelo filho da terra, pelo Manuel João, fomos almoçar. Previa-se um grande banquete... Um pernil de porco que parecia que nunca mais acabava... Muito bom mesmo! Findo o almoço e após algumas cerimónias protocolares (entrega de lembranças e fotografias de grupo), fomos recebidos nos Bombeiros Voluntários de Penedono a fim de tomarmos um digestivo, entre outras coisas. Visitamos a Igreja Paroquial e, surpresa a nossa, fomos recebidos pelo "padre de Penedono", o pe Zé António, para um momento (in)previsto de partilha e de algum "ecumenismo"... Sempre com a boa disposição a vir ao de cima! A visita ao castelo não podia ser dispensada... E conseguimos todos subir e percorrer as muralhas de tão grandioso Castelo! Após este pequeno "assalto ao castelo", recolhemos ao "autobus" e ao som de algumas cantigas deixamos Penedono para trás.
Próximo destino: Santuário de Nossa Senhora da Lapa. Claro que teríamos que visitar um dos locais mais emblemáticos da nossa Diocese.
No Santuário visitamos, rezamos, comemos, bebemos e convivemos. Visitamos o lugar; rezamos à Mãe dos Homens agradecendo-lhe este dia que estava a acabar; comemos e bebemos o que nos deram (porque tinha que ser...); convivemos... e regressamos a casa, novamente ao som de cantigas...
Chegados a Lamego, comeu-se um caldo-verde (para acalmar o estômago) de forma a encerrar este dia que se passou. Quando os nossos colegas de Viseu, Bragança e da Guarda regressavam a casa, íamos tendo a sensação de "missão cumprida", e vontade de realizar dias assim de 8 em 8 dias! :-)
Parabéns à AET-Lamego, obrigado aos senhores padres Amadeu e Zé António; agradecemos à CM da Pesqueira pelo brinde que nos ofereceu; à CM de Penedono um obrigado com algumas reticências; aos BV de Penedono daremos umas garrafinhas para compensar os gastos; ao Santuário de Nossa Senhora da Lapa, na pessoa do sr padre Amorim e do nosso grande amigo Peixoto (que é diácono), um grande obrigado pelo repasto que nos serviu e na ajuda prestada! Dias como este não se vivem todos os dias por isso há que vivê-los bem enquanto estamos a vivê-lo...

Uma lição que talvez poderíamos ter tirado: o IST-BD, por razões que todos conhecemos, pode estar pelas "ruas da amargura", devido a pressões exteriores e a soluções que só vêm complicar as coisas, mas o IST-BD é uma realidade possível, realizável e onde se deve apostar. Acho que estas quatro dioceses, na pessoa dos seus pastores, se tivessem coragem de dizer "NÃO QUEREMOS" a instituições às quais nada devemos, formariam futuros pastores mais próximos mais conhecedores da realidade eclesial que um dia irão servir, com ou sem titulo dado "UCPmente"! Foi pena a que, independentemente das razões que serão sempre válidas, as pessoas que mais "mandam" não estiveram presentes...

Sem comentários: