quarta-feira, 27 de maio de 2009

Barcelona conquista a Liga dos Campeões

A Taça mais desejada do Mundo Futebolístico vai para Espanha. Mais propriamente para o Camp Nou, cada do F. C. Barcelona.
Dois golos bastaram para fazer frente a uma equipa meia desconcentrada e com poucas soluções. Um de Eto'o e o outro de Messi. O Manchester actuou hoje sem soluções para ultrapassar a boa organização do Barcelona e o Barcelona conquistou a Liga dos Campeões de uma forma merecida.

O Barcelona, desde o início da temporada, adivinhava-se que seria um caso sério. Um treinador jovem mas muito ambicioso... Pepe Guardiola. Homem da casa. Tinha sido capitão do grande Barça de Cruyff... Um verdadeiro número 6 com algumas aptidões para ser um 10. Construiu uma equipa jovem e com vontade de vencer, nem que fosse para apagar algumas das más recordações das duas épocas anteriores. Enfim, começava um novo ciclo para este Barça.
Quero destacar a genialidade de Messi, um 10 que todo o clube do mundo gostaria de ter. Um jogador que joga e faz jogar. Acho que qualquer ser humana pagava para ver este pequeno "rato" a jogar futebol (não à bola...)... Menos o Ronaldo!!!
Mas, para além de Messi, acho que o Barcelona vive muito à sombra do seu meio-campo. Xavi, Iniesta e Yaya (neste jogo actuou a central). Keita também dá uma ajuda e Buschets dá para os gastos. Destaco os dois primeiros... São uma máquina no conduzir o jogo ao primeiro toque. É com cada passe; uma elegância!
O ataque é mortífero. Henry, Eto'o, Messi para começar; Bojan para algumas despesas... Não há palavras para definir tais bombardeiros. 105 golos no campeonato, uns 30 na Liga dos Campeões, outros tantos na Taça do Rei... Uma máquina de fazer golos!
Depois, tem uma defesa segura sob as ordens de um grande capitão: Poyol. Também ele um homem da casa. Faz as posições todas da defesa e sempre com a mesma eficácia... Isso é por vezes a salvação para um guarda-redes seguro mas que não é fantástico... Valdes.

Esta noite foi o coroar de um trabalho ao longo do ano. Guardiola chegou, viu e venceu! Ganhou o Campeonato, a Taça do Rei, a Liga dos Campeões no primeiro ano de treinador profissional. E ainda por cima com a equipa que ele mais acarinha.
Para o ano espera-se novo domínio catalão, contudo o Real Madrid também poderá voltar a erguer-se, tal como uma Fénix. E espero bem que isso aconteça... Nem que seja pelo CR7 (ou será CR9?)... lol :-)

Sem comentários: