segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Simpósio do Clero - Alguns apontamentos

Na sexta-feira, dia 4 de Setembro, acabou o VI Simpósio do Clero de Portugal. Foi o primeiro em que participei, por iniciativa própria e também incentivado pelo bispo da minha diocese, e que se revelou uma autêntica surpresa.
Fiquei admirado com a quantidade de sacerdotes presentes, quer mais velhos quer mais novos. Fez-me reparar que realmente nós até somos bastantes e que, apesar de estarmos a servir em territórios diferentes, nunca estamos sós. Há sempre alguém do nosso lado! Foi um grande incentivo de confiança para avançar na minha caminha, cada vez mais próxima da meta.
Também pude ver que a comunhão presbiteral que tanto se fala pode ser uma realidade concretizável. A começar pelo exemplo de "unidade episcopal" ali presente. Vi que a maior parte dos nossos bispos portugueses acompanhou os trabalhos do Simpósio. Isso também deveria ser um incentivo para todos os sacerdotes.
As conferências foram muito bem orientadas. Porventura poder-se-ia pensar que os temas eram muito relacionados com a Psicologia (Grun e Cencini são dois psico-terapeutas). Contudo eles não falaram só de Psicologia. Eles iluminaram a Psicologia com a Teologia. Ou não terá sido o contrário?!... É certo que o padre é, de igual maneira ao homem "comum", um ser psicológico. Mas o facto de ser padre não quer dizer que se anule esta dimensão. Logo, é bom que estejamos preparados para os pequenos confrontos psicológicos durante a nossa vida de sacerdotes. Temos que nos preocupar com todas as nossas dimensões (humana, espiritual, académica, psicológica, ...).
Um alerta que se fez, e que eu queria destacar, é que realmente o sacerdote tem que saber aceitar as suas fraquezas e viver com alegria. As pessoas querem padres alegres, mas também padres que sejam homens e não padres que estejam "alienados" do mundo. Deus quis que os padres fossem homens que caminham para uma conversão de vida que dura a vida inteira(formação permanente). Daí que o encontro, a partilha, o conviver uns-com-os-outros seja extremamente necessário. Uns-com-os-outros aprendemos a reconhecer as nossas fraquezas, a ultrapassá-las e a crescermos como padres e como homens. Que nunca acabem os espaços de partilha (não físicos nem impostos formalmente) entre todos os sacerdotes, seminaristas e leigos. Com eles e neles aprendemos a crescer em Igreja, para a Igreja e com a Igreja.
Um apontamento que menos gostei foi o número elevado de conferências diárias e o papel passivo do ouvinte. Talvez por ainda não saber "estar para ouvir" ou porque ainda não estou no terreno e não sentir na pele o que estava a ser dito, senti que as conferências eram em demasia e cansavam um bocado. Contudo penso que será positivo (re)lê-las, se a Conferência Episcopal Portuguesa decidir publicá-las.
Por último queria realçar a vivência profunda das celebrações do dia na Igreja da Santíssima Trindade. Apesar de haver algum exagero nas "liturgices" das celebrações, as celebrações foram espaços de profunda oração e encontro com e em Deus. O espaço enorme tornou-se íntimo e pequeno nas Laudes, Eucaristia, Adoração do Santíssimo e Vésperas.
Em suma, penso que Simpósio realmente procurou centrar a pessoa do Sacerdote naquilo que é essencial: o Partir do Pão, o anúncio da Palavra, o servir o Próximo, o viver para Deus e para os Irmãos.
Reavivar o Dom que há em ti! Não só se fez isso durante aqueles dias em que estivemos reunidos em Fátima mas é necessário reavivar este Dom todos os dias, durante toda a nossa vida, até ao dia em que seremos transportados para a eternidade, para o tempo novo, porque ser Padre é tudo! Tudo...

Sem comentários: