terça-feira, 22 de setembro de 2009

Em Resende

Já algum tempo que ando a pensar em escrever estas palavras, contudo a falta de tempo e de vontade têm impedido que isso acontecesse.

Estou a realizar o Estágio Pastoral no Seminário Menor de Resende, melhor, no Seminário de Nossa Senhora de Lourdes, integrando a equipa formadora, que tem "à cabeça" o senhor padre António José Ferreira. Os meus colegas de "estatuto" são os senhores padres José Manuel Rebelo e Miguel Peixoto.
Quando me comunicaram que eu iria realizar o Estágio Pastoral (como diácono) no Seminário Menor, a minha primeira reacção foi pensar realmente desde sempre andava alguém a pedir para fazer a minha caminhada vocacional integrando o seminário menor. Não o fiz como seminarista; foi realizá-la como Diácono. Deus parece que brinca com as pessoas... E nós também brincamos com Ele... Este sim foi o meu primeiro pensamento. Depois fui-me habituando à ideia de viver novamente em seminário, se bem que é numa realidade completamente diferente e com outro papel, isto é, com mais responsabilidade.
Cheguei no dia 13 de Setembro. Comecei por conhecer os cantos da casa, por ambientar-me ao espaço. Começou uma nova etapa da minha vida...
Os miúdos (jovens, rapazes...) começaram a chegar por volta das 15h. Vi nos seus rostos alguma surpresa por encontrarem novos "padres", que irão fazer o papel de "pai e de mãe", mas também com muita força e confiança para enfrentarem o novo ano, para enfrentarem todos os desafios que aparecerão no caminho de discernimento vocacional. Estava um ambiente de festa, de reboliço, de alegria contagiante, quer para os pais, quer para nós, equipa formadora.
Começou o tempo... Um tempo novo, para nós e para os jovens que quiseram realizar um discernimento vocacional, que quiseram percorrer um caminho, em seminário, de forma a tornarem-se sacerdotes (alguns deles), homens e cristãos para este tempo.
Estes primeiros dias têm-se revelado uma pequeno surpresa. Nunca pensei no que viria encontrar e encontrei. Nunca me via em papeis que tenho que fazer neste momento. Quer na capela, quer no salão, quer no desporto, quer nos intervalos e nas brincadeiras com a comunidade no seu todo, vou descobrindo todos os dias coisas novas, coisas que nunca pensei encontrar. É claro que nem tudo é fácil; mas também não parece muito difícil!
Estar na pele de formando e formador também não é nada fácil... São duas realidades distintas mas complementares pois, durante toda a nossa vida, nunca deixamos de ser formandos mesmo sendo, obrigatoriamente, formadores.
Ser testemunho de que vale apena ser padre é a missão principal que tenho para com os jovens seminaristas. Eu e todos os outros três elementos que compõem a equipa formadora... Com esse testemunho esperamos que eles cresçam humanamente, espiritualmente e academicamente.
Com a ajuda de Nossa Senhora de Lourdes, padroeira do Seminário Menor, iremos conseguir dar esse testemunho tão necessário.
Com Maria caminhamos para Cristo, verdadeiro Sacerdote. É este o lema que irá guiar-nos neste ano. Que através de Nossa Senhora, encontremos a figura de Cristo, Sacerdote eterno e Salvador do Mundo.

Sem comentários: