segunda-feira, 27 de abril de 2009

10 anos de Cordas do Paivó

Foi no sábado, dia 25 de Abril, que o Grupo de Música Tradicional Portuguesa "Cordas do Paivó" festejou os seus 10 anos de existência. Quis este grupo, do qual eu faço parte, brindar todos os castrenses, de modo especial os que de alguma forma estiveram e estão ligados ao grupo, com os espectáculo musical.
Tocámos 20 músicas para retratar uma caminhada de 10 anos de muitas alegrias e algumas tensões. Foi a nossa história que quisemos transmitir, começando na "Venho da Ribeira Nova" acabando nas "Quadras Soltas". Teatralizamos o nascer do grupo; mostramos o concretizar de um sonho que era a edição e lançamento de um cd; revivemos as nossas viagens (Suíça e Madeira); mostramos uma caminhada de um projecto que é o Cantradições... Enfim, foram duas horas em palco onde a boa disposição estava na mó de cima onde o tocar nunca cansou.

A história do Cordas remonta ao ano de 1998, quando dois senhores se juntavam aos domingos à tarde na Associação Cultural de Fareja para animar o pessoal, tocando o Fado Beirão ao som de um bandolim e de uma guitarra. Com alguns tropeções e enganos mas era o que faziam: animavam o pessoal. As pessoas começavam a juntar-se e aparecia muita malta nova. Para "dar que fazer" a esta gente, vai começando a surgir esta ideia de formar um grupo, incentivada por um dos párocos de Castro Daire.
Um acontecimento especial foi o cantar dos Reis em 1999. Houve pessoas que compraram um cavaquinho e, como é uma coisa fácil de aprender, aprenderam o "Dó-Sol" e lá foram cantar os Reis. Estava a ideia do Grupo cada vez mais vísivel.
Lança-se esta brincadeira em Fevereiro desse mesmo ano e, com a colaboração do sr João Fernandes, ex-membro da "Banda de Lá", no dia 16 de Fevereiro têm o primeiro ensaio. Apareceram cerca de 40 pessoas (ou mais...). Primeira música a ser tocada: a Chibinha.
A partir desse dia começou uma história que já dura à 10 anos e que terá (se Deus quiser) mais 10 anos! De um grupo dos 40 pessoas passamos a ser 16. Fomos à RTP, gravamos um cd, temos um dos melhores espectáculos do concelho, percorremos Portugal dando a conhecer as cantigas e tradições do nosso concelho...

Os projectos que elaboramos já fazem parte de um passado; temos que "tocar" neste presente que vivemos; e "tocaremos" no futuro que nos espera sempre dispostos a divulgar a música da nossa terra com a mesma alegria de à 10 anos.

Ao sr João, ao sr Zé Carlos, à Fernanda, à Adélia, ao Chico, ao Tujú, ao sr Flávio, à Celina, à Isabel, ao Orlando, à Marisa, à Rosa, à Ana, ao André, ao Zé Carlos agradeço e sinto-me honrado por partilhar estes 10 anos convosco.

2 comentários:

Miudo disse...

Que bonito:-)
Sim Senhor...
10 anos n é brincadeira...
Mas serão muitos mais...
Parabens...

Anónimo disse...

Os meus parabéns aos excelentes 10 anos de vida deste Grupo Magnifico de Música Tradicional Portuguesa, que teve o seu inicio em Fevereiro de 1999 e do qual tenho orgulho em ter feito parte na sua fase inicial.
Espero continuar a ver o Grupo por mais 10, 20, 30 anos.......
Tenho pena de não ter continuado, mas quem sabe se um dia não voltarei para tocar viola......
Sempre que posso sigo as actuações, mantendo as amizades com o grupo e as ligações a Fareja.
Um abraço a todos os elementos.
Luis, Mimi, Bianca e Bernardo