segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Estaremos todos dentro da normalidade?

A pessoa adulta psicologicamente normal:
  1. É emocionalmente madura e equilibrada; não se mantém numa atitude excessivamente fixa; pensa e age como uma pessoa em situação semelhante; tem um objectivo na vida.
  2. Encara o lado duro da vida com realismo; é lúcida para ver que a vida é exigente e complexa. Na dureza, consegue descobrir e saborear os outros aspectos/dimensões da vida.
  3. Ganha honradamente a vida, apreciando devidamente as múltiplas facetas do lazer e do trabalho. Sabe estar só e gosta do convívio social.
  4. Tem temperamento flexível. É compreensiva e tolerante; desculpa o que é de desculpar e exige o que é de exigir. Não é cínico nem intriguista.
  5. Não age impulsivamente; emite juízos ponderados e oportunos; tem capacidade para tomar decisões razoáveis e inteligentes.
  6. Possui bom humor, sabe manifestá-lo e, à sua volta, irradia confiança.
  7. Mantém uma atitude saudável perante a vida e perante as pessoas.
  8. É capaz de conviver normalmente com a solidão entendida como diálogo com o silêncio; solidão que "é oportunidade e liberdade de ser ele mesmo, de traçar nitidamente as minhas fronteiras para poder ser eu e, ao mesmo tempo, estar de verdade com os outros e poder-lhe dizer-lhes o meu silêncio e a minha palavra".
Em conclusão, a pessoa adulta normal sabe apreciar-se a si mesma, revela uma personalidade capaz de sentir satisfação pelo trabalho que realiza, não manifesta sintomas de graves conflitos mentais, sejam eles da área do distúrbio, da neurose, ou da histeria.

Sem comentários: