quinta-feira, 15 de julho de 2010

Ordenação Sacerdotal


No dia 20 de Junho de 2010, na Sé de Lamego, o Sr. D. Jacinto Botelho, Bispo da Diocese, presidiu ao Pontifical de ordenação de quatro novos sacerdotes para a Diocese de Lamego.

André Filipe Mendes Pereira, António Jorge Gomes Girôto, Bernardo Maria Furtado de Mendonça Gago de Magalhães e José Filipe Pereira são os novos sacerdotes da Diocese de Lamego.

Marcaram presença na celebração o Sr. D. António José Rafael, Bispo emérito de Bragança-Miranda, e D. Manuel António dos Santos, Bispo de S. Tomé e Príncipe, tio de André Pereira. Além deles, estiveram presentes cerca de oito dezenas de sacerdotes, provenientes de várias Dioceses.

Na homilia, o Sr. D. Jacinto referiu-se à conclusão do Ano Sacerdotal e à ordenação dos novos sacerdotes como uma graça, pela qual rejubila a Diocese de Lamego, os Seminários Diocesanos e a família dos ordenados.

A ordenação sacerdotal, nas palavras do Bispo da Diocese de Lamego, «implica uma relação muito íntima e profunda com Cristo, o colóquio pessoal com o Senhor, como prioridade pastoral fundamental. Bento XVI afirmou-o numa das respostas às perguntas feitas pelos sacerdotes na Vigília do Sagrado Coração de Jesus, na Praça de S. Pedro: “É verdadeiramente «profissão» do sacerdote rezar, mesmo como representante das pessoas que não sabem rezar ou não têm tempo de rezar. A oração pessoal, sobretudo a Liturgia das Horas, é alimento fundamental para a nossa alma, para toda a nossa acção”.»

Antes de terminar a Eucaristia, D. Jacinto renovou a consagração que o Santo Padre Bento XVI fez em Fátima de todos os sacerdotes ao Coração Imaculado de Maria. Já depois da bênção final, o Sr. Bispo de Lamego pediu a primeira bênção sacerdotal aos neo-ordenados.

André Pereira, natural de S. Joaninho, concelho de Castro Daire, efectuou o estágio pastoral integrado na equipa formadora do Seminário de N. S. de Lourdes, em Resende, e celebrará a “Missa Nova” na sua terra natal no dia 18 de Julho.

Sem comentários: