sexta-feira, 23 de outubro de 2009

À GRANDE!

Hoje, poderá o leitor pensar, mas apetece-me escrever sobre uma situação actual! Não é o livro de maus costumes (ou sobre um Nobel "de más opiniões")! Não é de temas actuais da Igreja... É simplesmente da actualidade da "redondinha" vermelha... Sim! É sobre o clube que, graças a Jesus, anda a espetar uns tantos tentos em tudo o lhe aparece à frente!
O SLB de Jesus parece o SLB dos anos 80! É um grande... Joga como um grande... Dá esperanças de um grande! Ontem até meteu dó. Sim... Meteu-me dó ver aqueles simples jogadores do Everton a correr atrás da bola, controlada por um grande colectivo e com um jogo muito acutilante, quando o jogo já estava garantido para o SLB. Até mete nervos o JJ puxar pelos jogadores quando a equipa está a ganhar por muitos. Parece que nunca está contente com resultado da vitória! Mas isso é que é futebol; isso é que é profissionalismo; isso é que é dar valor aos adeptos (para além da vitória queremos é golos não é?).
É certo que podem os nossos irmãos rivais dizer que o SLB (versão JJ) nunca encontrou um adversário à altura ou que, até agora, jogou contra equipas de segundo plano. Também é verdade... Mas isso sempre aconteceu independentemente do treinador, e nunca se jogou assim para os lados da Luz nos últimos 10 anos. Até já inventaram novos termos para classificar as exibições benfiquistas. Contra o AEK não disseram que foi uma exibição à Quique?!
A jogar assim, quer na Europa quer no Campeonato, não será legítimo aspirar a novas conquistas?!

Espero bem que sim... Até agora ainda não falhamos... O SLB é grande e está a jogar "à Grande"! :-)

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

A música como forma de oração

A música é uma linguagem espiritual e universal que pode se converter em oração, afirmou Bento XVI neste sábado, no final do concerto da Academia de Piano Internacional de Imola, por ocasião dos seus 20 anos de fundação. O concerto foi oferecido em homenagem ao Papa e contou com a presença dos padres sinodais.

A pianista chinesa Jin Ju, de 33 anos, nascida em Xangai, no seio de uma família de músicos, é o talento da academia, pois toca com 7 dos 120 instrumentos da Coleção do Palácio Monsignani de Imola; ela percorreu, de forma sintética, a história e a evolução do piano.

"Este concerto - disse o Papa no final do evento - nos permitiu, mais uma vez, desfrutar da beleza da música, linguagem espiritual e, portanto, universal, veículo muito apropriado para a compreensão e a união entre as pessoas e os povos."

"A música faz parte de todas as culturas e, poderíamos dizer, acompanha toda experiência humana, da dor ao prazer, do ódio ao amor, da tristeza à glória, da morte à vida", acrescentou.

O Papa também destacou que, no transcurso dos séculos e dos milênios, "a música foi sempre utilizada para dar forma ao que não se pode expressar com palavras, porque suscita emoções de outra maneira dificilmente comunicáveis".

"A grande música - prosseguiu - se estende ao espírito, suscita sentimentos profundos e convida quase naturalmente a elevar a mente e o coração a Deus em todas as situações, sejam alegres ou tristes, da existência humana."

Por isso, concluiu, "a música pode converter-se em oração".

Ao finalizar o concerto, um jovem talento da academia, Andrè Gallo, de 20 anos, prestou uma homenagem ao Papa com um recopilatório das 32 sonatas de Beethoven, gravadas por 32 alunos procedentes de diferentes lugares do mundo, como síntese da confrontação saudável entre nações e pensamentos diversos, intercâmbio de identidades musicais.

A Academia Internacional de Piano "Encontros com o Mestre", de Imola, fundada e dirigida por Franco Scala, é uma escola de alto aperfeiçoamento musical, nascida em 1989, com sede no esplêndido marco de Rocca Sforzasca, da cidade italiana de Imola.

in Zenit.org

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Obama é Nobel da Paz



Barack Obama, hoje distinguido com o prémio Nobel da Paz, tornou-se a 04 de Novembro de 2008 o primeiro Presidente negro dos Estados Unidos da América, concretizando em parte a mensagem de mudança que defendeu perante o país.

Considerado um conciliador carismático, Obama, de 47 anos, anunciou oficialmente a 10 de Fevereiro de 2007 a sua candidatura à nomeação democrata para as eleições presidenciais norte-americanas e conseguiu ultrapassar uma concorrente como Hillary Clinton, algo difícil de imaginar antes do início da campanha.

Tendo sido eleito como senador pelo Estado de Illinois em Novembro de 2004, Obama reconheceu na apresentação da candidatura não ter passado "muito tempo a conhecer os meandros políticos de Washington".

"Mas passei o tempo suficiente para saber que a forma de fazer política em Washington deve mudar", declarou na altura.

Os seus adversários pensam de forma diferente e a inexperiência governativa aparece com destaque na lista de críticas que lhe são feitas.

Devido à sua história pessoal, Obama é visto por muitos como unificador.

Nasceu em Honolulu (Havai) a 04 de Agosto de 1961, quando o seu pai, um economista queniano, e a mãe, antropóloga norte-americana do Kansas, estudavam na universidade do Havai.

Os pais separaram-se quando Obama tinha dois anos e, com o casamento seguinte da mãe, foi viver para Jacarta (Indonésia) durante quatro anos, voltando ao Havai aos 10.

Formou-se em Relações Internacionais na Universidade de Columbia em 1983 e em Direito em 1991 em Harvard, onde foi o primeiro afro-americano presidente da prestigiada Harvard Law Review.

Antes de chegar ao Senado dos Estados Unidos, Obama esteve sete anos no Senado do Illinois, depois de ter trabalhado como organizador da comunidade e advogado de direitos civis.

É num escritório de advogados que encontra a sua futura mulher, Michelle, mãe das duas filhas, Malia e Sasha.

Em 1992, organizou uma das maiores inscrições de votantes na história de Chicago para ajudar Bill Clinton nas eleições desse ano, mas foi na convenção do partido democrata no Verão de 2004 que roubou o protagonismo ao candidato à presidência, John Kerry, com um discurso simples.

"Não há uma América negra, uma América branca e uma América hispânica: há os Estados Unidos da América", disse Obama.

Além de inexperiente e ingénuo, já foi acusado de elitista, de esquerdismo por estar desde o início contra a guerra no Iraque, defender o direito ao aborto ou opor-se à nomeação de conservadores para o Supremo Tribunal.

Mais recentemente foi acusado pelos rivais republicanos de ser amigo de terroristas por conhecer Bill Ayers, militante de esquerda e fundador de um movimento violento nos anos 1960.

Obama conheceu Ayers em 1995 e cruzaram-se até 2002 em reuniões de duas fundações a que ambos estiveram ligados. O agora professor universitário, de 63 anos, vive no mesmo bairro do candidato presidencial em Chicago.

A 29 de Agosto, na convenção onde foi nomeado candidato democrata por aclamação, Obama prometeu acabar em 10 anos com a dependência dos Estados Unidos face ao petróleo do Médio Oriente e baixar impostos a 95 por cento das "famílias trabalhadoras".

"É esta a mudança de que precisamos", declarou no encerramento da convenção em Denver.

Muitos norte-americanos, segundo as sondagens, parecem acreditar em Obama ou precisam de acreditar, sobretudo depois dos efeitos violentos da crise financeira, cuja responsabilidade é atribuída em parte à administração republicana.

Naquele mesmo discurso, o candidato democrata prometeu também acabar com a "guerra irresponsável no Iraque (...) terminar a luta contra a Al-Qaida (...) apostar numa diplomacia directa capaz de impedir que o Irão tenha poder nuclear".

Terça-feira poder-se-á confirmar se os elementos essenciais da mensagem de Barack Obama "esperança, mudança e futuro" encontraram eco no eleitorado dos Estados Unidos.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Deus, quando pede algo de nobre e grande, orçamenta bem o empreendimento, financia e acompanha a obra e inaugura-a discretamente, por fases.


O sacerdote (e o diácono) distingue-se mais pelo apego do que pelo desprendimento; prima mais pelo anúncio do que pela denúncia; aposta mais na exigência do que na intransigência pastoral. Daí que se tenha de aprender a utilizar o melhor herbicida de Deus, que é a paciência e a longanimidade.
Convence-te, pois, de que Ele estará sempre a teu lado, nunca desistirá do projecto que planeou a teu respeito e que vai ter sempre a última palavra no processo do teu crescimento interior e da tua realização pessoal.

Aproveita, ao longo da vida, a promoção das "três em uma" e mantém-te devoto fiel das simpáticas: Santa Generosa (ou seja,
disponível para o serviço do Reino de Deus), Santa Letícia (alegre e feliz por teres sido chamado e gratificado por Deus) e Santa Perpétua (doando-te todo aos outros e com direito a um contrato vitalício e celeste).

O sacerdote (e o diácono) tem de estar de serviço permanente, como farmácias. Não possui horário fixo para abrir ou fechar a loja: o melhor que faz é dormir, atrás do balcão. Não pode enganar o cliente e dizer que o fármaco está a ser testado no laboratório ou já vem a caminho: tem de o ter à mão! Afinal, ele também é sócio, concessionário, fabricante e distribuidor desse produto vital, imprescindível e inesgotável, que se chama AMOR DE DEUS!

PARABÉNS, e deixa ao Senhor o encargo de te tornar cada vez mais simpático, compassivo e santo!

Um Amigo


Salvaguardando o autor do texto e o que é de foro particular, partilho esta mensagem que me foi endereçada por ocasião da minha ordenação diaconal.

Por tudo, agradeço a Deus. Sem Ele este dia nunca seria possível! Obrigado por me teres dado forças e coragem para te dar o meu "sim", a minha vida!
Agradeço a todos os meus colegas: aos que me acompanharam e foram ordenados um grande obrigado; aos que "ficaram a meio do caminho" um grande abraço para eles. Estiveram todos prostrados connosco!
Agradeço a toda a minha família, de modo particular aos meus pais e irmãos. Sem o vosso apoio desde o primeiro segundo sentiria-me demasiado sozinho e, provavelmente, a minha alegria nunca seria completa. Aos meus tios, primos, avós um grande obrigado!
Aos meus padrinhos (ela presente; ele ausente) obrigado pelo vosso acompanhamento permanente e alegre.
A todos os presente (sacerdotes, diáconos, amigos, colegas, conhecidos e desconhecidos) um obrigado profundo.
Aos ausentes (de modo especial a minho prima Anabela, o meu avô Justino, o meu avô João, o meu tio José Luís) sinto que me acompanharam na eternidade junto de Deus, cantando o Hino de Alegria, anunciando no Céu a Festa vivida na Terra.

Foi um dia muito importante para Deus, para a Igreja de Lamego, para todos nós!

OBRIGADO!